1 de outubro de 2008

13/10/06

Super bebê.

J. não era mãe de primeira viagem.
O TP foi tranqüilo, com bolsa rota e bebê monitorado de vez em quando. Ela sentou na bola, tomou banho, recebeu ajuda de uma amiga que fez companhia.
Quando ela chegou aos 10cm, o GO encaminhou pro CC. As contrações pararam um pouco. Ela foi colocada na mesa de parto, deitada de barriga pra cima, como sempre. Contrações boas, a mãe fazendo força e o bebê não corava. Uma, duas, três vezes e nada.
O clima fica meio tenso, a mãe se desespera, faz uma força louca e nada... A cabeça vai e volta. Depois de muito esforço, finalmente a cabeça sai, mas o restante do corpo do bebê não... Em geral, depois que a cabeça sai, o corpo sai em uma ou duas contrações. Mas este bebê é muito grande e não sai sozinho.
O GO tenta muitas manobras, a equipe fica apreensiva, a mãe também. As respirações ficam suspensas por alguns segundos, pediatra e enfermeiras à postos. O GO tenta mover o ombro do bebê, várias vezes, com força... Até que finalmente ele nasce! Nossa, que alívio!
Já sai chorando, recebe o atendimento da pediatra, a mãe também chora, quer saber se está tudo bem...
Saio da sala de parto com o bebê... A bebê, na verdade! Pobrezinha, ficou com os braços e o tórax todo roxo, por causa do aperto da saída. Peso: 4.750gr.

A outra mulher que estava no quarto, em TP latente, não saiu da cama, só ficou conversando com a gente enquanto o TP da J. evoluía, teve uma cesárea no dia seguinte.

Nenhum comentário: