13 de abril de 2010

SP ganha Centro de Parto e novos leitos de UTI neonatal

O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, entregam nesta quarta-feira,  03 de março uma nova ala do Hospital Estadual de Sapopemba, o Centro de Parto, totalmente destinada à realização de parto normal. Além disso, o hospital ganhou uma nova UTI neonatal, contando agora com  20 leitos, dez de cuidados intermediários e outros dez de terapia intensiva. No total, foram investidos R$ 4,9 milhões em melhorias na unidade. O Centro de Parto conta com  cinco leitos totalmente adaptados à realização do parto normal. Além da cama de parto e berço aquecido de UTI com  todo o material necessário para atender o recém-nascido, o quarto conta com  banheiro individual e poltrona para acompanhante.

A unidade é adaptada as mais modernas normas de atendimento humanizado. Além de ter a companhia de uma pessoa de sua confiança durante todas as fases do parto, a gestante é acompanhada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo. 

“Além de segurança e conforto, a equipe fica à disposição da mulher para oferecer massagens relaxantes, exercícios em bola suíça e banhos terapêuticos. Ela também pode contar com cadeiras de balanço pélvico e musicoterapia. Tudo isso para oferecer à mulher um ambiente acolhedor e transformar o parto em um momento de tranqüilidade para toda a família”, afirma o gerente executivo do hospital, Irineu Silva Junior.

Após o nascimento, o bebê é colocado diretamente em contato com a mãe. “Com o Centro de Parto e a ampliação da UTI neonatal, a expectativa é aumentarmos cada vez mais a realização de partos sem intervenção cirúrgica, o que é bom tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, a mãe tem mais tranqüilidade para ter o bebê de forma natural porque além de um local adequado ela tem à disposição a infra-estrutura hospitalar com todos os recursos”, afirma.

Já a Unidade Neonatal ganhou ampliação de cinco leitos e melhoria da infra-estrutura local. A unidade possuía, antes, oito leitos de baixo risco e sete de UTI. Com a reforma, a unidade passou a contar com dez leitos de cuidados intermediários e outros dez de cuidados intensivos, sendo um de isolamento.

O Hospital Estadual Sapopemba é referência para partos de baixo e alto risco na região de Sapopemba e Vila Prudente. A unidade realiza 3.800 atendimentos de Pronto-Socorro, 2.860 atendimentos ambulatoriais, 1.056 internações, 4.829 exames de diagnóstico e 33.230 exames laboratoriais mensais. No ano de 2009, foram investidos R$ 4,9 milhões na unidade.
 

*Fonte: BrasilSus

Nenhum comentário: