25 de novembro de 2010

Doulas se reúnem em Brasília.

Encontro reunirá doulas brasileiras e internacionais e ainda parteiras da região amazônica.

Começa na próxima sexta-feira (26), as atividades que antecedem a III Conferência Internacional sobre Humanização de Parto e Nascimento e fazem parte da programação do evento. Será realizado na Unipaz o 8º Encontro Nacional e o 2º Encontro Internacional de Doulas e o 1º Encontro Internacional da Rede Latinoamericana e Caribenha para a Humanização do Parto e Nascimento (Relacahupan).

Presidido pela nutricionista doutora em Ciências da Saúde e professora da UnB, Lívia Penna Firme, o encontro de Doulas contará com a participação de parteiras da região amazônica e terá vivências de cuidados que incluem oficinas de biodança, pilates na gestação, florais da Deusa na gestação e visualização do parto. As rodas de convivência discutirão a atuação das doulas, dor e luto no parto e ainda o parto como ritual de iniciação, com a participação da doula venezuelana, Isabella Polito de Lares. Haverá uma mesa redonda para falar sobre a evolução da atuação da doula no mundo e um debate sobre a atividade das doulas: ocupação ou profissão?

O Encontro da Relacahupan discutirá as escolas de parteiras, as parteiras e doulas em equipes de saúde e ainda a necessidade das casas de parto. O encontro terá representantes do México, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha e Brasil.

A III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento acontecerá em Brasília (Brasil), de 26 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro é organizada pela Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) com a parceria do Ministério da Saúde do Brasil e do Governo do Distrito Federal, além da Universidade de Brasília, Organizações não Governamentais e outras instituições brasileiras e internacionais.

 No dia 26 a partir das 18h começam os cursos e oficinas para os participantes da Conferência e seguem durante o dia 27. Os cursos são promovidos em parceria com o Governo do Distrito Federal, por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS).

As doulas
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Elas ajudam a esclarecer dúvidas, orientam na busca de informação de qualidade e, sobretudo, transmitem confiança e tranquilidade no processo do parto à mulher e ao seu companheiro.

As pesquisas têm demonstrado que a atuação da doula no parto ajuda a diminuir a taxa de cesárea, o tempo de trabalho de parto, os pedidos de anestesia e o uso de oxitocina. Em casas de parto e em alguns hospitais existem a doulas comunitárias, que fazem plantão e ajudam as mulheres que precisam de apoio no momento. Em Belo Horizonte, um trabalho desenvolvido pela Comissão Perinatal da Secretaria do município foi implantou o serviço de doulas comunitárias em todas as maternidades na cidade. 

 Serviço
O quê: 8º Encontro Nacional e 2º Encontro Internacional de Doulas e o 1º Encontro Internacional da Relacahupan
Quando: 26 de novembro de 2010
Horário: 8h às 17h
Onde: Unipaz – Área Especial Granja do Ipê – Saída Sul – Km 30 – Parkway Núcleo Bandeirante – DF
Informações: 61 7812-0252 / 61 7812-5504
Credenciamento de imprensa: imprensa@conferenciarehuna2010.com.br
 Rachel Mortari
Caína Castanha
Assessoria de Comunicação III CIHPN
55 61 8144-9782 / 55 61 8100-2753 / 55 61 7815-2412

Nenhum comentário: