4 de fevereiro de 2008

15 de Novembro de 2003. - Primeiro contato.

Fui pra Santa Casa.
Como a barriga me impede de fazer muito esforço, fiquei na Casa do Voluntário arrumando os armários. Lá tem um monte de roupas que foram doadas, mas que não podem ser repassadas, por que estavam jogadas de qualquer jeito, sujas até, roupas de bebê misturadas com roupas de adulto, sapato, uma bagunça! Não arrumei nem a metade, mas já foi um começo. Tem MUITA coisa!

O Caco ia me buscar à 1 hora, mas eu terminei o que tinha pra fazer meio dia, então fui pro hospital (é do lado) e fiquei no TP com 3 mulheres. Conversamos pra caramba, elas perguntaram coisas que não sabiam sobre os procedimentos do parto e com o bebê.

Uma delas estava lá desde as 10 horas da manhã do dia anterior, a outra desde às 10 da noite e a 3ª, desde às 7 da manhã. Todas estavam bem tranqüilas, apesar de sozinhas e de terem se queixado que o médico não dava nenhuma informação sobre a progressão delas.

Dei uma xeretada nos prontuários e elas estavam evoluindo devagar, mas dei a maior importância pra isso quando falei com elas. A vantagem é que nenhuma estava com soro, nem com monitoração. Então, depois de conversarmos sobre a progressão do TP delas, aconselhei que não ficassem ali, que fossem andar, rebolar, que tomassem um banho, não ficassem o tempo todo deitadas, se ajudassem massageando umas às outras, etc. E lá foram elas, perambular pelos corredores.

Uma delas, a que estava lá desde as 10 da manhã do dia anterior, não estava com dilatação, li no prontuário a seguinte anotação: internação para indução. Não comentei nada com ela, nem perguntei o por quê dessa anotação pra enfermagem e fiquei curiosa...se era pra induzir, por que não tinham feito ainda?

Elas almoçaram enquanto eu estava lá e eu aproveitei pra contar que nem sempre é assim...sei lá, de repente alguns pequenos detalhes podem fazer com que elas se lembrem daqueles momentos com mais ternura do que a maioria das mulheres. Sentir fome durante o TP não deve ser nada agradável.

No mais, vários babys! Que eu só fiquei olhando de longe!
Em outubro, foram 150 nascimentos na casa!

Nenhum comentário: