1 de novembro de 2003

Casas de Parto.

As Casas de Parto cumprem os Direitos da Mulher:

01. Presença do companheiro ou alguém da família para acompanhar o parto, dando segurança e apoio.

02. Receber as orientações, passo a passo, sobre o parto e os procedimentos que serão adotados, com a mulher e o bebê. A mulher bem informada faz melhor a sua parte, ajuda mais.

03. Receber líquidos (água, suco), pois o trabalho de parto pode durar até 12 horas.

04. Liberdade de movimentos durante o trabalho de parto. A mulher pode caminhar sem restrições.

05. Escolha da posição mais confortável para o parto.

06. Relaxamento para aliviar a dor. Pode ser massagem, banho morno ou qualquer forma de relaxamento conveniente para a mulher.

07. Parto seguro, sem muitos procedimentos que podem até atrapalhar em vez de ajudar. É importante verificar sempre as contrações e escutar o coração do bebê.

08. Contato imediato com o bebê logo que nasce. Muito importante para mãe e filho.

09. Alojamento conjunto, para que o bebê fique o tempo todo perto da mãe, recebendo seu carinho e atenção.

10. Respeito. A mulher deve ser respeitada, chamada pelo nome, ter privacidade, ser atendida em suas necessidades. Ministério da Saúde


Campanha pelas Casas de Parto - COLABORE!

As Casas de Parto são estabelecimentos, mantidos pelo SUS, com ambiente acolhedor e aconchegante, como uma casa comum, semelhante ao que vê nos partos domiciliares na Europa, especialmente na Holanda. A presença de acompanhantes (marido, doula, etc) é fundamental e pratica-se o parto humanizado. Os índices perinatais em Casas de Parto são mínimos, como os encontrados em países desenvolvidos; a taxa de episiotomias é de 17% e de cesárias 3%.

Tomando por base que cesáreas matam 10x mais bebês e 4x mais mulheres, e que as taxas da mesma em hospitais particulares chega a atingir 98%, só isso já torna as Casas de Parto ambientes muito mais seguros para grávidas de baixo risco parirem! São baixíssimas as necessidades de remoções das Casas de Parto para hospitais.

Não há médicos, e sim enfermeiras, que segundo a Organização Mundial de Saúde são as pessoas mais indicadas e capacitadas, juntamente com as parteiras, a atender nos partos normais, pela sua cultura menos intervencionista. Devido a isso, o direito das enfermeiras atenderem nos partos é garantido por lei!!

No caso de algum parto complicar, há ambulância 24 horas e equipamentos para casos de emergência na casa, tornando a remoção segura. Além disso as Casas de Parto são construídas próximas a um hospital, paga garantir a segurança da parturiente em caso de necessidade.
Implantar as Casas de Parto é uma iniciativa de trazer para o Brasil o modelo obstétrico holandês, cuja taxas de mortalidade é uma das menores do mundo, para o Brasil.
Reduziremos as taxas de mortalidade, as mulheres passarão a parir e os bebês a nascer, com dignidade e respeito !!

Nenhum comentário: