26 de novembro de 2010

8º Encontro Nacional de Doulas.

Vivências para doulas.
Nós podíamos escolher entre várias atividades, eu escolhi estas duas.
Visualização do parto
Livia Penna Firme Rodrigues - Brasília - DF
Muitas mulheres diferentes reunidas na Casa do Silêncio, preparadas pela Lívia para visualizar o parto desejado, como forma de descobrir onde o parto lhe causa dor, estranheza, pontos a serem trabalhados de forma a facilitar o parto real.
Comecei a visualização meio sem saber onde ia dar por que nem sei se vou passar por isso de novo e confesso que no início eu não conseguia conectar com o que estava sendo dito, e conforme a Lívia avançava eu ficava impaciente por não conseguir.
Ela passou pelas congtrações de ensaio, pelo início do TP latente, TP ativo e quando finalmente chegou na transição, na força de puxo, a visualização veio como um vídeo na minha cabeça, revendo os momentos do parto da Luiza, mas com a possibilidade de reescrever as partes em que eu não me senti à vontade no nascimento dela. Então no meu parto idealizado, revivido, eu respirava como respeirei naquele dia, murmurava coisas estanhas e tinha controle sobre meus puxos e ela escorregou suavemente pra fora, sem que ninguém a manipulasse (o oposto do que realmente aconteceu). Chorei e nem percebi...

Luto no parto   
Ana Cristina Duarte – Obstetriz – São Paulo – SP
Uma roda com mulheres especiais preocupadas com a situação de morte fetal (especificamente, embora tenhamos passado pela morte materna e até a elaboração do luto da perda do parto – quando a mulher sofre uma cesárea não desejada).
Como a doula deve se posicionar, o que dizer, como apoiar?
Óbito Fetal Intrautero
Óbito Fetal em Trabalho de Parto
Óbito no Pós Parto imediato
Relatos de situações reais vividas pela palestrante e pelas doulas presentes ajudaram a construir uma nova ou renovada visão do papel da doula.

Danças Circulares.
Om Tare
http://www.omtare.com.br/
A dança é vista como uma forma de integração das pessoas e as danças circulares tem características ritualísticas.

Enquanto isso a Flávia entretia a fofíssima Mary Zwart,
conversando em holandês com ela... chique né? rs












E por fim ouvimos a Fadynha http://www.institutoaurora.com.br/ falar sobre os encontros anteriores e a emoção de estar ali.



 


Nenhum comentário: