15 de maio de 2011

Parto exige cuidado e proteção.

O parto é uma experiência única, principalmente quando acontece de forma natural, privilégio de poucas mães no Brasil. O momento, esperado por longos nove meses, deve ser especial. E para que isso aconteça é importante que a mais nova mamãe esteja cercada de carinho e proteção.
É para que este objetivo seja alcançado que existem as doulas no Brasil. Em Maringá, elas levam às mães informações sobre o parto natural e as acompanham, passando a segurança necessária, neste momento inesquecível.
A doula Patrícia Merlin conta que o acompanhamento dos partos é algo especial, porém o que ela mais gosta de fazer é orientar a futura mamãe durante a gestação, transferindo informações e mostrando a importância do parto natural.
Ela acredita que as mães que desejam passar pela experiência (parto natural) não devem decidir por incentivo do marido ou simplesmente porque alguém disse que é bom.
"Ela deve querer de verdade e entender que isso é importante para ela e para o bebê. Faz parte da sua natureza como mulher", enfatiza.
Patrícia Merlin ressalta que se a gestante não tem isso como verdade, então, é melhor não fazer.
Durante o trabalho de parto, a doula faz exercícios de relaxamento, massagens, orienta o esposo a conversar com a gestante, além de oferecer informações sobre respiração, banhos, melhores posições, além da simples, mas reconfortante, presença no local. "Muitas vezes, a gestante precisa apenas de apoio, que alguém segure em sua mão ou diga que está tudo bem e acalmá-la", relata.
As doulas também orientam quanto ao momento certo de ir ao hospital para que a mulher chegue ao local perto da hora do nascimento do bebê.

Fonte: http://www.odiario.com/saude/noticia/417007/parto-exige-cuidado-e-protecao/

Nenhum comentário: